Mudanças no regimento interno
O regimento interno da câmara de vereadores de Guabiruba foi modificado e aprovado na sessão ordinária, que aconteceu na noite desta terça-feira (12). O tempo do expediente foi alterado e ampliado, onde o pequeno expediente, leitura da ata e demais correspondências, será de 30 minutos, e o grande expediente, onde o presidente tem cinco minutos para informes. Falas de líderes partidários, vereadores, tribuna popular e ordem do dia somarão 165 minutos.
Mas a novidade ficou para a tribuna popular, onde qualquer cidadão poderá ter 15 minutos para fazer suas reivindicações. O presidente Waldemiro Dalbosco lamentou ter que modificar o regimento interno. "Quem mais reclamou do regimento interno foi o vereador Nilton Rogério Kohler e o atual regimento é da época da legislatura dele. Então não sei porque tanta resistência. Mas não somos ditadores, somos democráticos. Os vereadores pediram alteração e fizemos o projeto".
O vereador Nilton Rogério Kohler justificou que o tempo do regimento interno não era o suficiente para todos os vereadores se pronunciarem. "O presidente acatou nosso pedido tendo em vista que vários vereadores não conseguem se pronunciar na sessão, muitas vezes você tem um assunto para comentar nesta sessão, e é preciso passar para a semana seguinte, às vezes até perdendo o foco".
Jaime Luiz Nuss pediu na tribuna que a prefeitura faça o repasse de verbas para a Fundação Hospitalar de Guabiruba, pois os funcionários estão sem receber o pagamento. "Eu fui procurado por funcionários do Hospital e o que foi me comunicado é que o repasse de fevereiro não foi feito, e com esse repasse é feita a folha de pagamento dos funcionários, e temos que nos colocar na situação deles, porque eles tem responsabilidades, então nada mais justo do que o município fazer esse repasse".
Colaboração: Alain Rezini